sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Aula de português

Dicas de português com o Professor Ladislau Ferreira.

Sempre ouvimos as pessoas dizerem: "Fulano não foi com a minha cara". Bom, isto é um erro crasso de concordância redundando em um equívoco direcional. O verbo ir deve concordar com a pessoa que fala e não com o interlocutor. Se fulano vai, ele não pode, simultaneamente, vir. Portanto, dizer que fulano não foi seria o mesmo erro cometido em eu não vou passarem o verão com meus primos. O correto, em conclusão, é dizer "Fulano não veio com a minha cara". Fulano pode não ir com a cara de várias pessoas, logo, pode-se dizer "fulano não foi com a cara dele". Mas nunca "fulano não foi com a minha cara".
Pérola de Ladislau: "Predileta é a minha palavra favorita".

Um comentário:

Zaphod disse...

Grande professor Ladislau, quanta saudade! Não via tanta genialidade desde o Governo Jânio Quadros!