domingo, 27 de janeiro de 2008

Futebol é o cacete.

O Brasil é o país da burocracia. Você acha que isso vai melhorar? Nem eu. Recentemente uma instituição pública de saúde recebeu um prêmio de desburocratização. Nesta mesma instituição, para dar alta a certos pacientes internados, é necessário recolher cerca de 6 assinaturas. É "Além da Imaginação"!!! Digno de "1984", de George Orwell.

A idéia de que o computador veio para simplificar esses trâmites é balela. O computador, e seu derivado, o "sistema", serve de culpado para toda e qualquer demora, incompetência, extravios etc. Aliás, por favor, vamos abrir um parêntese para essa entidade "sistema". Sistema é igual a "mercado". É algo etéreo, indefinido, todo mundo dá pitaco, ninguém sabe onde fica de fato, vive caindo, subindo, entrando ou saindo e ninguém sabe direito por quê. Fecha parêntese. A conclusão é a seguinte: se interessa, nego anda com a documentação, se não, tudo vira desculpa para adiar, não trabalhar, empurrar com a barriga. Não é preciso fazer esforço algum para encontrar a incompetência; a gente esbarra nela todos os dias.

Uma amiga buscou informações na internet sobre como fazer para renovar o passaporte e descobriu que era mais fácil passar na porra do concurso da polícia federal e virar superintendente de fronteira e alfândega do que conseguir o raio do documento. Ou apenas uma informação correta.

Outra amiga foi validar no Brasil uma carteira de motorista estrangeira e descobriu o cúmulo da burocracia. Para adiantar, ela já tinha levado todos os documentos. "Você pega esses documentos aqui, põe aqui nesse envelope de sedex, atravessa a rua e posta numa agência do correio que tem logo ali do outro lado." "Ah, sim, obrigada, mas para onde envio o sedex?" "Para cá." Então ela olhou pro lado e percebeu que havia uma pilha imensa de envelopes de sedex fechados ao lado da prestativa funcionária. E então? Você acha que vai melhorar?

5 comentários:

Anônimo disse...

É nessas horas mermão (literalmente), que caem aquelas piadas de "cúmulos" qual seria o cúmulo da burocracia? Esse aí que vc escreveu... também! Eu achava que isso poderia ser piada, porém choro...
(para chorar assine aqui por favor e protocole lá no terceiro andar... opa, deixa aqui o crachá e pega poutro ao entrar no elevador... escada, então toma esse adesivo aqui e entrega para o resposável do "degrais" ... Passar bem!!!!!!!

Ana Leticia disse...

Aí é que está. O computador como grande vião do "sistema"... Por um lado tira fora a mão-de-obra incompetente... Por outro, adiciona mais um monte de imbecis... E de programas inúteis, e de coisas sem sentido. Foda! bela crítica, irmão do Thiago!
Ana.
www.mineirasuai.blogspot.com

Anônimo disse...

Taí uma coisa que nunca consegui compreender: informatizaram tudo, é verdade...mas pra que diabos, então, ainda precisam de xerox autenticada de identidade, xerox de comprovante de residência, xerox de atestado de sanidade mental ( eu não tenho, perdi!)...

E depois o povo diz que o maluco sou eu!

PS: só lembrando que está na lei ( esqueci agora, é um desses códigos aí): não é necessário autenticar xerox nenhuma DESDE QUE VOCÊ ESTEJA DE POSSE DO ORIGINAL no momento para que o/a atendente "dê fé" da autenticidade do documento. Fui falar isso pra um burocrata de universidade e ele me mandou procurar o depto. jurídico. E fui. Me enrolaram lá direitinho. Mas resolvi o problema. Sem ir na porra de cartório!

Anônimo disse...

Maravilhoso o texto, saudades de conversarmos sobre esses assuntos pessoalmente...

Quanto à burocracia, lamenta-se, como todas as outras coisas revoltantes que temos que presenciar diariamente nesse nosso país.

Depois, eu digo que quero ir embora e neguinho não entende. Você sabe que na Inglaterra não existe xerox autenticada?

Cartório lá não serve pra isso. Você só precisa da assinatura de um solicitor. E não precisa da foto dele, do documento na OAB de lá, nada. A pessoa assina e tá valendo.

Tãããããããão mais prático.

Anônimo disse...

Muito bom, hein?? Agora além de tudo descobri que vc escreve muito bem!! Ah!! Eu sou aquela da carteira de motorista!
beijo