quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

"Comissão Nacional da Verdade" ou "Beg Your Pardon?"

Li por esses dias no jornal que nosso governo federal, personificado na figura do Molusco, pretende criar uma comissão para apurar o que de fato aconteceu com os desaparecidos, presos e torturados por divergência política na época dos presidentes-generais-goela-abaixo (doravante, ditadura).

A princípio, muito louvável esta iniciativa, pois, apesar de autoridades militares dizerem que não, ainda deve haver muita informação dessa época escondida por aí, e isto precisa vir à tona para podermos entender em que pé estamos, punir os criminosos, e aumentar nosso conhecimento de nosso próprio povo, seja dos oprimidos ou dos opressores.

O que me fez cair a mandíbula foi o nome dado a esta proto-comissão; Comissão Nacional da Verdade (!!!). Acuma?? Comissão da verdade? Que que é isso, gente? Bem humilde, né? Mais uma vez vou citar 1984, de G. Orwell, onde o Ministério da Verdade era o responsável por selecionar e modificar as informações que chegavam à população, se ainda me lembro algo do livro.

Dar um nome desse à comissão faz pensar que ela vai ser um time de filósofos ou de estudiosos da bíblia judaico-cristã, o que me deixa confuso e com nojo, respectivamente. É muita pretensão! Sem entrar no mérito das funções da comissão - de fato concordo com muitas delas, não todas - fico inquieto com o nome. Porra, que verdade é essa? Existe verdade? Existe o monstro macarrão voador? E se existe, quem estará qualificado a rotular este ou aquele relato como "verdadeiro", sobre fatos de no mínimo 20, 25 anos atrás? Haja trabalho! Já começa fadado ao fracasso um grupo que se impõe uma meta tão pouco atingível.


Um comentário:

Vaslav Nijinski disse...

Um glande ano novo pra vc!!!