quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Espírito Natalino? Fala sério!

Depois de Papai Noel, o maior clichê desta época do ano é "reavivar o Espírito Natalino". OK, obrigado, mas não, obrigado.

Neguinho chega no fim do ano e pensa em "resgatar" o verdadeiro significado do natal. Vamos pensar um pouquinho sobre isso.

O que se pensa a princípio é que o "espírito natalino" - doravante EN - é que as pessoas deviam ter ideais de solidariedade e de bondade, de perdão. O que na verdade só caracteriza como o espírito da hipocrisia. EN prega o respeito entre as pessoas, que todos devem se ajudar e compreender. C@#$%ralho, só no fim do ano?? Reza a lenda que JC - o nazareno - disse algo parecido. Reza a lenda. Acontece que ninguém sabe mesmo se ele existiu, e muito menos quando ele nasceu. Mas isso não importa. Importa que as pessoas fingem que se baseiam nisso ou naquilo, que não serve de base de nada, para justificar coisas absurdas! Então, resgatar o que? O que nunca existiu?

O natal, e também o EN, representa a nossa completa incapacidade de incluir o outro, e, logo, nosso entorno, no nosso pseudodesejo de que todos sejam felizes. Alguns reservam a esta época do ano um nicho de solidariedade a que se negam os outros onze meses. Sinto muito, para mim, não cola.

Ontem foi o dia internacional de luta contra a AIDS. Ao invés de pensar em iniciativas religiosas pela paz mundial, - vamos combinar que as religiões, ao longo dos séculos, têm contribuído muito negativamente pela paz - valorize algo que você mesmo pode fazer pelo bem da humanidade, que é simplesmente usar camisinha. Nós podemos fazer muito mais, mas sempre há por onde começar.

Um comentário:

verystylish disse...

e então que eu concordo muito com vc.