sábado, 5 de dezembro de 2009

Espírito Natalino II ou Eu Odeio a Árvore da Lagoa

E para sustentar esta hipocrisia que se espalha pelo mês de dezembro, uma empresa de seguros (??) banca, há anos, uma torre de luz no meio da lagoa, a Rodrigo de Freitas.

Então tá, uma empresa que lucra com o medo da desgraça e com o hábito de não ajudar quando as pessoas precisam, inventa uma pirâmide de lâmpadas para celebrar o tempo de perdão e solidariedade. Que nojo. Sério, estou enojado. É um paradoxo tão paradoxo que deixaria 1984 no chão.

A raposa ergue um imenso monumento às galinhas, enaltecendo-as por sua excelente habilidade de pôr ovos. De ouro.

Sem contar que aquele trambolho daquela árvore causa um transtorno imenso no trânsito. E em toda a energia desnecessariamente gasta naquilo, numa época em que todos devemos nos preocupar em economizar energia, e não esbanjar. Lembro que até no verão do apagão - o de Fernando II, o eterno - a porra da árvore estava lá, com algumas restrições de horário, apenas.

Fora de brincadeira, durante muito tempo achei legal e bacana essa coisa da solidariedade no natal, de as pessoas desejarem um bom natal, um feliz natal, muito amor e paz pra você, pra você. Mas depois me dei conta de que isso só destaca o monte de selvagens que nós somos o resto do ano, e então toda essa coisa de decoração de natal tem me dado nojo. Além do mais aquele vermelho todo dá um calor absurdo. Gente, que coisa mais inadequada o natal que nós importamos; nesse calor ferrado, uma ceia gigante com comida pesada, frutas secas, um velho gordo e barbudo cheio de roupa, que vem de um polo norte que era para ser de gelo, mas logo, logo não vai mais ser.

Podem até achar que estou sendo mal-humorado, mas acho que a gente tem de começar a repensar certas "verdades" inadequadas que por algum motivo tosco ficaram cristalizadas em nossa cultura.

2 comentários:

verystylish disse...

há muito também acho essa árvore desnecessária..não só a árvore em si, mas o circo todo que se monta por causa dela...é uma decoração de natal, nada mais...

Ricardo G disse...

Esta Aberração NATALINA,onde nossa Lagoa Rodrigo de Freitas é Literalmente vendida à um Banco todos os anos durante 4 meses,agora tem uma MUSIQUINHA Horrorosa.Um arremedo de Carrilhão que ouço no Alto Leblon.É uma tremenda falta de respeito.Aliás,deveríamos repassar parte de nosso IPTU,que não é barato,para o BRADESCO pagar.